Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ADVENTÍCIO

Divulgação de pesquisas e acontecimentos raros e estranhos

ADVENTÍCIO

Divulgação de pesquisas e acontecimentos raros e estranhos

Asteróide com valor de Milhões em metais preciosos passa perto da Terra

Um asteróide com valor de vários triliões de euros irá passar pela Terra, e será possível assistir a olho nu.

064.jpg

  asteróide 2011 UW-158

 

A rocha espacial, com menos de um quilómetro de diâmetro, tem atraído a atenção de uma empresa de mineração de asteróides, chamada Planetary Resources, porque ele pode ter um núcleo de 100 milhões de toneladas de platina explorável. 2011 UW-158 irá passar a 2,4 milhões quilómetros da Terra, 30 vezes mais perto do que o planeta mais próximo.

Uma organização chamada Slooh, que usa telescópios para exibir imagens públicas na internet, estará fornecendo as imagens ao vivo, juntamente com uma discussão sobre o possível valor do asteróide e os garimpeiros espaciais.

A Planetary Resources considera o 2011 UW-158 como um asteróide do tipo 'X', que são compostos principalmente de metal, parecendo ser os restos de grandes asteróides que se separaram totalmente entre núcleo e manto. Muitos deles foram destruídos em colisões enormes na história inicial do Sistema Solar, deixando apenas seus núcleos metálicos resistentes.

Planetary Resources lançou  um veículo de teste de mineração ao asteróide, começando uma missão de 90 dias que vai testar seus sistemas de software e controle. A empresa espera, um dia, fazer a sonda se aventurar pelo sistema solar, prospectando asteróides próximos à Terra, ricos em recursos. O veículo, chamado Arkyd 3 Reflight (A3R), vai testar componentes que permitirão que uma sonda futura possa extrair água de asteróides.

"A implantação bem-sucedida do A3R é um marco significativo para a Planetary Resources, podendo nos forjar um caminho em direcção a asteróides ricos em recursos de prospecção", disse Peter H. Diamandis, co-fundador e co-presidente da empresa. "Nossa equipe está desenvolvendo a tecnologia que permitirá que a humanidade crie uma economia fora do planeta, que vai mudar fundamentalmente a maneira como vivemos na Terra”.