Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ADVENTÍCIO

Divulgação de pesquisas e acontecimentos raros e estranhos

ADVENTÍCIO

Divulgação de pesquisas e acontecimentos raros e estranhos

contador

CIENTISTAS DESCOBREM PORQUE É QUE AS VIÚVAS NEGRAS SÃO TÃO LETAIS

A viúva negra é a mais temida das aranhas e agora sabe-se porque é que, afinal, o seu veneno é tão letal: é tudo uma questão de evolução.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Massachusetts, nos EUA, em colaboração com outros especialistas norte-americanos e britânicos, chegou à conclusão que as viúvas negras são tão fatais porque evoluíram mais depressa do que as aranhas comuns.

A ideia está expressa num estudo que foi apresentado na Sociedade de Biologia Comparativa e Integradora, nos EUA, e que é divulgado pelo site ScienceDaily.

De acordo com esta análise científica, as aranhas comuns e as viúvas negras terão compostos tóxicos similares, mas as segundas terão evoluído de forma mais rápida, ao longo dos anos.

Todas as aranhas têm um químico comum, denominado latrotoxinas, mas as viúvas negras produzem alfa-latrotoxinas, substância esta que toma conta do sistema nervoso central das vítimas, dominando-o.

“Se se for picado por uma viúva negra, a alfa-latrotoxina viajará para as regiões pré-sinápticas dos neurónios e insere-se a si própria na membrana. Isto provoca que todas as vesículas dos neurónios despejem todos os seus neuro-transmissores. E isso é o que é mesmo doloroso”, explicaJessica Garb, uma das autoras do estudo, citada pelo ScienceDaily.

Isto é o mesmo que dizer que a alfa-latrotoxina obriga os nervos a libertarem todos os seus sinais químicos ao mesmo tempo, inundando o sistema nervoso central e causando uma dor extrema.

No âmbito do estudo, foi analisada a genética das aranhas e a composição do seu veneno, bem como outros factores, e concluiu-se ainda que as viúvas negras constroem teias mais fortes do que as aranhas comuns que lhes permitem prender presas maiores.

Os cientistas consideram que este é, contudo, apenas o início das imensas descobertas que esperam encontrar em torno das míticas e complexas viúvas negras.

aranha-viúva-negra.jpg

 

PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork