Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ADVENTÍCIO

Divulgação de pesquisas e acontecimentos raros e estranhos

ADVENTÍCIO

Divulgação de pesquisas e acontecimentos raros e estranhos

Esperma mais antigo do mundo é encontrado

esperma-fossil.jpg

 

Cientistas anunciaram  a descoberta de um espermatozoide com idade estimada em 50 milhões de anos - o que o torna, de longe, o mais antigo entre todos os que conhecíamos até então. O recordista anterior havia sido encontrado em um crustáceo de 17 milhões de anos. O achado foi descrito por pesquisadores do Museu Sueco de História Natural  no periódico Biology Letters.

Encontrado na Antártida, o gameta se manteve preservado graças a uma ajudinha do casulo de uma espécie de anelídeo clitelado semelhante à sanguessuga. Como esse tipo de casulo era composto por tecidos moles, é extremamente raro encontrar fósseis como este, já que só se formam sob circunstâncias bastante específicas. Os cientistas explicaram que, como demoram alguns dias até endurecer, os casulos podem aprisionar micro-organismos em suas paredes, de um jeito parecido como os insetos acabam fossilizados no âmbar dos vegetais.

Algumas características do espermatozoide descoberto lembram propriedades das células sexuais dos branquiobdelídeos, uma espécie de verme ainda existente que se assemelha às sanguessugas e vive como parasita de lagostins de água doce. Até hoje, o anelídeo só tinha sido encontrado no hemisfério norte. “Se nossa identificação estiver correta, então ela implica que esse grupo de animais teve uma distribuição geográfica muito maior  do que eles têm hoje”, disse ao ABC Science o co-autor do estudo,Steve McLoughlin.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.