Predador Opah é o único peixe de sangue quente do mundo
A forma oval e a cor rosada, com pintas brancas, já são uma imagem de marca. Mas, se a isso for juntado o peso, 90 quilos, e a caraterística de ser o único peixe do mundo de sangue quente, aí o Opah, assim se chama a criatura, ganha relevância no reino animal.
Acresce dizer que é um terrível predador de águas profundas, nomeadamente na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.
Estes e outros dados foram compilados pelo jornal "Science". O sangue quente faz do Opah um vigoroso predador, que, ao contrário de outros reputados caçadores, como o tubarão, por exemplo, não necessita de vir à superfície.
O Opah, também conhecido por "moonfish", gera, por si próprio, através do constante movimento das barbatanas, o calor de que necessita. O seu corpo está sempre quatro a cinco graus acima da temperatura ambiente debaixo de água.
Este caso único, entre os peixes, não necessita de subir à superfície para se refrescar, podendo, ao invés disso, permanecer tempos a fio nas profundezas do mar e continuadamente junto das fontes de alimentação.
Pode descer até aos 400 metros de profundidade, sem problemas. A sua temperatura, bem como a estrutura, funcionam como válvula de segurança, impedindo-o de perder o sentido de orientação nas viagens.
A estas vantagens somam-se outras que o consagram como um excelente predador. O sangue quente permite-lhe ser mais rápido, inclusive a reagir. A boa visão é outra das áreas em que sai a ganhar.
(fonte JN )